COMO FAZER UM BOM BRIEFING ESTRATÉGICO

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COMO FAZER UM BOM BRIEFING ESTRATÉGICO

COMO FAZER UM BOM BRIEFING ESTRATÉGICO

O briefing estratégico é um documento que serve como um guia para a execução de um projeto. Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona, os seus objetivos com o projeto e quais são os requisitos necessários para realizá-lo.

Muitas vezes as empresas e responsáveis não sabem realizar um bom briefing, e dessa forma não comunicam corretamente para o profissional quais são as suas reais necessidades. Isso pode acarretar por exemplo em um casting mais difícil de se realizar, além de muitas vezes poder até mesmo resultar em algo que não era esperado para aquele projeto.

É ideal saber realizar um bom briefing, seja para a contratação de um talento, o desenvolvimento de uma arte, ou qualquer outra atividade que vai ser realizada. Portanto, iremos te ensinar a montar um briefing estratégico e evitar eventuais dores de cabeça!

O que é briefing estratégico?

Para realizar um briefing estratégico, você deve pensar na estratégia que você deseja para sua marca. É conseguir descrever o seu branding e os objetivos do seu projeto de forma clara e concisa.

Trazendo um exemplo dentro da área que a Koob atua, que são campanhas, percebemos que grande parte das marcas só descrevem brevemente o que querem, sem criar intimidade com o projeto e conexão com a narrativa.

Se você precisa de uma modelo para fotos de um catálogo, e no briefing você coloca apenas “Preciso de uma modelo para fotos de catálogos”, não vai ficar claro que tipo de profissional é esse que você precisa. Quais são os requisitos para essa modelo ser contratada? Qual a cor do cabelo? Qual o tom de pele? Que particularidade ela precisa ter? O que você realmente quer daquele profissional? O que você espera ter como resultado?

Tudo isso deve estar bem claro no seu briefing!

Como pensar o seu briefing

COMO FAZER UM BOM BRIEFING ESTRATÉGICO

Qual é o propósito do projeto?

O que você quer realizar com esse projeto, qual o objetivo da sua realização, o que você espera que ele traga como resultado para a sua empresa. Todas essas questões devem ficar claras para o profissional que você vai contratar.

O que deve ser alcançado?

Descreva no seu briefing estratégico qual é o objetivo final. Como você espera que o projeto fique ao ser finalizado? O que se espera de resultado é muito importante para alinhar as expectativas e saber quais caminhos o profissional deve seguir durante a realização do projeto.

Que tipo de persona você quer atrair?

Quem é o seu público-alvo é o básico para qualquer campanha e projeto. Você deve saber quem você quer atingir para entender o que e como deve ser feito!

Qual comportamento quer gerar no telespectador 

Como você espera que esse público reaja à sua campanha? Pense em que tipo de sentimento você quer despertar, que mensagem você quer passar com esse trabalho realizado.

Qual será o orçamento e como vai ser a distribuição do mesmo?

É essencial saber quanto você pode investir, e claro, entender como distribuir esse orçamento nas necessidades para a realização do projeto.

Quais profissionais são necessários para a realização?

Quantos e quais profissionais você precisa para fazer o que deseja? E em alguns casos, é importante também se questionar se esses profissionais que está contratando conversam com a marca, se faz sentido com o que você está buscando.

Lugar e Hora

Não se esqueça de deixar em destaque as datas, local e horário do trabalho. Ou em alguns casos, qual é a data de entrega daquele trabalho.

Durante o projeto, o que é preciso ter?

Em alguns casos, os projetos podem ocorrer de forma presencial. O que é necessário para que ocorra tudo da melhor forma possível? Além dos equipamentos e requisitos para o projeto em sí, como iluminação, cenário, itens técnicos… O que os profissionais também podem precisar? Banheiro, bancos, refeição, água… é importante pensar em tudo isso e também incluir lá no orçamento que você já pensou anteriormente.

Onde vai ser vinculado? Por quanto tempo?

No caso de produções audiovisuais, esse é um fator extremamente importante, principalmente se vincular direito de imagem. Lembre de deixar isso claro para o profissional, inclusive em contrato.

 Nome do projeto

Por fim, não se esqueça de incluir em destaque o nome do seu projeto no seu briefing!

Tudo começa com o tipo de campanha que você quer realizar. Já demos também algumas dicas aqui no blog sobre como realizar essa sua campanha. Com tudo planejado, e você determinando e adiantando todas essas respostas no briefing, você irá conseguir passar para os colaboradores e contratados a alma do planejamento e encontrar os profissionais que melhor se encaixam para execução e conclusão do projeto!

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