TIPOS DE INFLUENCIADORES E COM QUAL DELES TRABALHAR

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TIPOS DE INFLUENCIADORES E COM QUAL DELES TRABALHAR

TIPOS DE INFLUENCIADORES E COMO ESCOLHER COM QUAL TRABALHAR

O marketing de influência está cada vez mais ganhando força, e são muitos os tipos de influenciadores que encontramos neste mercado. De acordo com um relatório realizado pela Nielsen, ao menos 70% das empresas da América Latina pretendem aumentar os seus investimentos neste tipo de ação.

Esse investimento pode ser super vantajoso: 61% dos consumidores disseram que confiam na opinião de influencers sobre produtos e serviços. Mas para ter resultados, é necessário um bom planejamento e estratégia. Portanto, neste artigo te mostramos o passo a passo para entender como trabalhar com o marketing de influência na sua empresa!

Falaremos sobre:

  • A nova influência
  • Tipos de influenciadores;
  • Como escolher o influenciador certo para a minha campanha

 

A nova influência

Ao decidir trabalhar com marketing de influência, é importante ter noção de como está caminhando este mercado. De acordo com a Forbes, a maioria dos consumidores já não se importam mais com a quantidade de seguidores que um influenciador tem. Mas por que isso se tornou uma realidade?

O verbo influenciar refere-se aos efeitos que uma coisa produz sobre a outra, portanto, uma pessoa é influenciadora digital quando ela causa algum efeito sobre quem a assiste. Hoje, qualquer pessoa com um celular ou computador na mão, que tenha uma mensagem a passar, pode ser um influenciador.

Dessa forma, a influência pode vir de diversos canais, pessoas e tipos de comunicadores diferentes. Um amigo seu nas redes sociais pode falar sobre algo que te desperta um interesse, aquele pequeno criador de conteúdo da sua cidade pode te influenciar a visitar determinado lugar, assim como um grande influenciador pode fazer uma marca fixar no seu subconsciente.

E é por isso que é necessário se entender a diferença entre os tipos de influenciadores na hora de pensar conteúdo e estratégia nas ações de marketing de uma empresa.

 

Tipos de influenciadores

Apesar de não ser a métrica mais importante, podemos classificar os influenciadores de acordo com o número de seguidores, de forma a entender as particulares que costumam aparecer em cada um deles. Entenda:

Nano Influenciador

São aqueles criadores de conteúdo que possuem entre 1000 e 10 mil seguidores. Essas pessoas possuem um público menor, mas geralmente muito engajado, pois conseguem manter uma proximidade maior com seus seguidores mantendo uma interação, respondendo aos comentários, directs, etc.

Micro Influenciador

São aqueles com o número de seguidores entre 10 mil e 500 mil. Ainda existe uma certa facilidade de interação, mas um pouco menor. São criadores de conteúdo que tem um alcance muito maior, e o engajamento consegue acompanhar este alcance, sendo geralmente o tipo de influenciador preferido para as ações de marketing, principalmente por empresas menores.

Macro Influenciador

São aqueles que possuem entre 500 mil e 1 milhão de seguidores. Já são influenciadores bem maiores, geralmente contratados por grande marcas, perfeitos para marcas que querem aumentar o seu alcance, conquistar novos públicos.

Mega Influenciador

Já esses são aqueles que possuem mais de 2 ou mais milhões de seguidores. Geralmente se tornam grandes personalidades do nicho em que trabalham, sendo muito influentes e perfeitos para fixar a imagem de uma marca no imaginário e inspiracional das pessoas. É muito comum ver esses influenciadores se tornando embaixadores das marcas, trazendo sempre a utilização do produto no seu dia a dia.

 

Como escolher o influenciador certo para a minha campanha?

Ao trabalhar com influenciadores, é importante pensar qual é o seu objetivo: ter um grande número de conversão, alcançar novos clientes, posicionar a sua marca no mercado alinhando os seus valores com o do influenciador… São muitas as possibilidades.

Para fazer essa escolha, primeiro você vai entender com que tipo ou tipos de influenciadores vai trabalhar na sua campanha. Não precisa ser somente com um, afinal, cada tipo vai te entregar um resultado diferente. Se quiser, e tiver orçamento, é possível trabalhar com todos eles.

Um passo importante é se certificar de dois fatores: os seguidores são reais? Avalie bem o engajamento e interação nos conteúdos daquele influenciador, pois você não quer investir em alguém que tem seguidores fantasmas e não vai te trazer resultados. Além disso, o conteúdo que ele cria, o posicionamento que ele toma, condiz com os valores e com a imagem da sua marca?

Esse segundo ponto é de extrema importância, pois ao trabalhar com marketing de influência você está vinculando a sua imagem com a do criador de conteúdo, é importante que o conteúdo e estilo de vida dele faça sentido com o estilo de vida do seu público-alvo. Dessa forma, você vai estar atingindo as pessoas certas, e atraindo novos clientes reais para a sua empresa.

 

Existem várias formas de se trabalhar com influenciadores, e já falamos aqui também sobre algumas tendências deste mercado. Quer começar agora mesmo a trabalhar com todos os tipos de influenciadores? Contrate pelo aplicativo da Koob! Baixe o app e crie seu job!

 

 

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